Tecnologia

15 Principais Novas Funcionalidades do Android (2024): Como Instalar, Recursos, Data de Lançamento

## Novidades do Android 15: O que podemos esperar?

O próximo lançamento do sistema operacional móvel da Google, o Android 15, está despontando no horizonte com uma série de novos recursos e melhorias. Promessas de aumento de produtividade, melhorias na privacidade e segurança, além de um desempenho mais fluido são algumas das novidades. Há também atualizações destinadas a dispositivos dobráveis e de tela maior. Atualmente, o Android 15 está disponível apenas como beta para dispositivos selecionados, com o lançamento final previsto para alguns meses à frente. Mas, nós já tivemos a oportunidade de testá-lo e estas são as nossas novas funcionalidades favoritas até agora.

A Google abandonou oficialmente o uso de nomes de sobremesas a partir do Android 10, mas ainda usa codinomes internos. O Android 14 era Upside Down Cake, e o lançamento deste ano é Vanilla Ice Cream.

### Como Baixar e Instalar o Android 15

O Google lançou o primeiro beta do Android 15 em abril, com novos lançamentos planejados para maio, junho e julho, antes da versão pública final, que provavelmente será em agosto ou outubro. Esses lançamentos permitem que os desenvolvedores testem a próxima versão do sistema operacional móvel da Google, conheçam os novos recursos e preparem seus aplicativos ou jogos para funcionarem corretamente. Eles também dão aos adotantes precoces a chance de dar uma espiada no Android 15.

### Principais Novas Funcionalidades do Android 15

Estas são as nossas funcionalidades e melhorias favoritas até agora, mas só saberemos com certeza o que estará presente na versão final do Android 15 quando for lançado. Você pode obter mais informações no [site de desenvolvedores da Google](https://developer.android.com/about/versions/15). Certifique-se de ler nosso artigo sobre todos os novos recursos que estão chegando ao Android e ao ecossistema Android, incluindo Wear OS, Android Auto e Android TV.

### Espaço Privado

O Android 15 inclui um novo Espaço Privado onde você pode manter aplicativos sensíveis separados do restante do seu telefone. Seja para proteger dados de saúde ou seus aplicativos bancários, o Espaço Privado os mantém seguros por trás de uma segunda camada de autenticação, protegida com a mesma senha que você usa para desbloquear o dispositivo ou um PIN alternativo. Quando seu Espaço Privado está bloqueado, os aplicativos são ocultados da visualização recente, notificações, configurações e outros aplicativos. Você também pode apagar completamente seu espaço privado.

### Mais Conectividade por Satélite

Há uma expansão significativa para a conectividade por satélite no Android 15. Alguns aplicativos RCS e SMS agora devem conseguir enviar mensagens de texto via satélite (antes era limitado para uso em emergências). A Google também padronizou os pop-ups e outros elementos da interface do usuário para deixar mais claro quando você está conectado via satélite.

### Gravação Parcial de Tela

Em vez de gravar ou compartilhar toda a tela, no Android 15, você pode compartilhar um aplicativo individual sem revelar o restante da tela ou as notificações recebidas. Logins e senhas únicas (OTPs) são automaticamente ocultados dos espectadores remotos. Isso já está disponível nos Pixels, mas agora a Google incorporou isso ao Android.

### Bloqueio de Apps Maliciosos

Diversas atualizações no Android 15 dificultam a vida de aplicativos maliciosos. Eles não podem mais se esconder atrás de outros aplicativos trazendo-os para o primeiro plano ou se sobrepor invisivelmente sobre eles. Existem também alterações projetadas para prevenir a exploração de intents, que permitem iniciar uma atividade em outro aplicativo descrevendo uma ação que você gostaria de executar, pois muitas vezes são mal utilizados por malware. Isso são melhorias nos bastidores para manter os usuários mais seguros.

### Arquivamento de Apps

Se você não usa um aplicativo ou jogo há um tempo, pode ser solicitado a excluí-lo, mas e se você acha que pode usá-lo novamente no futuro? Com o arquivamento de aplicativos no Android 15, você pode descarregar a maior parte do aplicativo, mas manter suas configurações de usuário ou dados salvos em jogos. A funcionalidade de arquivamento automático foi anunciada no ano passado, mas o Android 15 torna isso uma opção em nível do sistema, para que as pessoas possam escolher arquivar aplicativos automaticamente quando o armazenamento está baixo.

### Melhor Manipulação de PDF

Tentar fazer qualquer coisa com arquivos em PDF no seu telefone Android pode ser um incômodo, então a notícia de que a Google incorporou várias melhorias em PDFs no Android 15 é bem-vinda. Os PDFs devem carregar de forma mais suave e agora há suporte para arquivos protegidos por senha, anotações, edição de formulários e seleção de cópia. Talvez o melhor de tudo, agora você pode realizar pesquisas dentro dos arquivos em PDF.

### Proteção Avançada Contra Fraudes e Golpes

Há várias atualizações no Android 15 que visam diretamente a frustrar fraudadores e golpistas. A Google utilizará inteligência artificial por meio do Play Protect e nos dispositivos para escanear e sinalizar comportamentos suspeitos. Mensagens contendo senhas únicas (OTPs), geralmente usadas na autenticação em duas etapas, agora são ocultadas do sistema de notificações, dificultando sua interceptação. Configurações restritas também estão sendo expandidas para aplicativos carregados lateralmente – aqueles que não são baixados através da Google Play Store.

### Controle de Volume

Pode ser desconfortável quando você muda de um aplicativo para outro e o volume aumenta repentinamente. Felizmente, o Android 15 introduz suporte para o padrão de volume CTA-2075. Isso significa que ele comparará o volume entre aplicativos, levará em consideração as características de seus alto-falantes, fones de ouvido ou earbuds, e ajustará inteligentemente o áudio para garantir que não haja saltos ou quedas bruscas.

### Melhor Câmera em Ambientes de Baixa Luminosidade

Existem algumas melhorias significativas para o aplicativo de câmera no Android 15. De início, o Boost de Baixa Luminosidade proporciona melhores visualizações em condições de pouca luz, para que você possa enquadrar melhor suas fotos noturnas e digitalizar códigos QR quando a luz é limitada. Existem também novas opções de aplicativo de câmera para oferecer maior controle sobre o flash, para que você possa ajustar a intensidade tanto para flashes únicos quanto para o modo de lanterna contínua.

### Opções de Barra de Tarefas

Para tablets Android e telefones dobráveis, a Google alterou a forma como a barra de tarefas funciona. Inicialmente permanente, depois transitória, e agora você pode escolher. Isso é útil para tablets fixos onde você pode querer que uma barra de tarefas seja exibida sempre, mas também é bom ter a opção de ocultá-la. Você também pode fixar suas combinações de aplicativos de tela dividida favoritos. O Android 15 permite que os aplicativos sejam exibidos de ponta a ponta, para que possam aproveitar ao máximo o espaço da tela disponível, mesmo que haja uma barra de tarefas ou barra de sistema na parte inferior.

### Melhor Vida Útil da Bateria

Há sempre ajustes e melhorias na eficiência nas atualizações do Android que devem ter um impacto positivo na vida útil da bateria, mas com o Android 15, a Google está colocando mais verificações nos serviços em primeiro plano e restringindo aplicativos que continuam em execução em estado ativo. Dispositivos com muita RAM também devem ver tempos de inicialização de aplicativos e câmera mais rápidos com menor consumo de energia, graças ao suporte para tamanhos de página maiores.

### Boas Vibrações

O Android 15 permite que você ajuste as vibrações do teclado no sistema como um todo, sem precisar mergulhar nas configurações do teclado. Há uma nova alternância em Configurações > Som e vibrações > Vibração e vibração tátil, onde você também pode usar controles deslizantes para ajustar a intensidade háptica (isso já estava disponível em alguns telefones Android, mas agora é em todo o sistema). A segunda beta também introduz vibrações ricas, para que as pessoas possam distinguir entre diferentes tipos de notificações sem olhar para a tela.

### Mais Opções de Tela de Capa para Dispositivos Dobráveis

Alguns dos melhores telefones dobráveis automaticamente alternam qualquer ação que você estiver realizando para a tela de capa quando você os dobra, mas a Google está integrando essa escolha ao Android 15. Se você preferir que a tela de capa seja bloqueada quando dobrada, essa será uma opção também. Há também mais suporte para aplicativos exibidos em telas de capa menores na categoria de telefones flip mais compactos.

### Mais Dados de Conexão à Saúde

O Health Connect começou como um aplicativo para reunir todos os seus dados de saúde e fitness de diferentes dispositivos e aplicativos. Ele veio pré-instalado no Android 14, mas o Android 15 está adicionando dois novos tipos de dados: temperatura da pele (coletada por dispositivos como o anel Oura e o Pixel Watch 2) e planos de treinamento – que podem incluir metas de conclusão de calorias queimadas, distância, duração, repetições e passos, mas também metas de desempenho em torno de quantas repetições forem possíveis (AMRAP), cadência, frequência cardíaca, potência, taxa de esforço percebida e velocidade.

### Proteção Avançada contra Roubo

Muitas das novas proteções Android que a Google está implementando para impedir ladrões – como o bloqueio automático quando alguém rouba seu telefone, bem como opções de bloqueio remoto – estarão disponíveis em dispositivos rodando Android 10 e superior. Mas a atualização para a proteção contra reset de fábrica, que impede que ladrões que forçam um reset de um dispositivo roubado de configurá-lo novamente sem conhecer suas credenciais de dispositivo ou conta Google, está disponível apenas no Android 15.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo