As Abelhas contra os Zangões Assassinos – 47 caracteres.

The Honeybees Versus the Murder Hornets

# A luta contra os vespões asiáticos: voluntários caçam invasores em terra britânica

Equipes de voluntários agora caçam vespões asiáticos que pousam em solo britânico, mas a detecção é apenas a ponta do iceberg, diz Elmes. O verdadeiro desafio é rastrear o vespão de volta ao seu ninho, para destruir a colônia. “Se algo puder automatizar e nos ajudar, economizará tempo”, diz ele. Essa é a razão por trás do mais recente projeto da Pollenize – uma rede de estações isca com câmeras de IA que podem detectar e rastrear vespões asiáticos.

## A ameaça que se aproxima

“Tudo o que você precisa é de uma brisa do sudeste para os vespões pegarem carona pela água”, diz Alastair Christie, um especialista em espécies invasoras de Jersey, nas Ilhas do Canal. “As rainhas podem hibernar na parte inferior de um palete e em todos os tipos de cantos e recantos, ou ficar presas no carro de alguém ou em um reboque para cavalos.” Um ninho pode começar de forma inofensiva, com apenas duas células em um galpão de jardim em abril. Até setembro, ele pode crescer mais do que um latão de lixo, cheio com cerca de 2.500 vespões.

![A person wearing an orange bee keeper suit holding up a beehive frame with bees flying around them](https://media.wired.com/photos/660c89704a215f6b511f3fc2/master/w_1600%2Cc_limit/WI0524_STPollenize_07_1.jpg)

Beekeeper Shelley Glasspool tends to a hive on the roof of the Marine Biological Association in Plymouth.
*Photograph: Chris Parkes*

## Devastação causada pelos vespões asiáticos

Os vespões asiáticos são “alimentadores oportunistas”, comendo de tudo, desde abelhas e moscas-varejeiras até iscas de pesca e comida de churrasco. Sua simples presença enfraquece as abelhas nativas, desencadeando uma “paralisia de forrageamento”. “As abelhas entram em modo defensivo quando há vespões atacando sua casa”, diz Christie. “Se você está em um castelo sob ataque, entra em modo de cerco”. As abelhas param de limpar sua colmeia e de coletar néctar e água até que a colônia entre em colapso.

Nessa luta, Christie tem liderado o combate em Jersey, que está na linha de frente da invasão. Existe uma campanha de conscientização pública: as pessoas são solicitadas a enviar fotos de vespões suspeitos, que são distinguidos por seus rostos laranjas, pernas com pontas amarelas e tamanho imponente. Voluntários mais corajosos começaram a construir estações isca: uma tigela rasa de cerveja escura ou água com açúcar. Se um vespão asiático pousar, os voluntários prendem fitas de festão em suas costas para monitorar seu trajeto de voo e rastreá-lo de volta ao ninho. Eles usam uma regra prática: Cada minuto que um vespão asiático passa longe de uma estação isca entre as visitas para se alimentar se traduz em 100 metros de distância entre a estação isca e o ninho.

Publicar comentário