Desenvolvedor de Alan Wake 2 admite desafios em lançamentos multiplataforma.

Alan Wake 2 Fbi Outfit Character In Rain

A Remedy Entertainment, equipe responsável pelo popular jogo Alan Wake, discutiu os desafios de avançar para lançamentos multiplataforma. Embora o desenvolvedor tenha conseguido essa mudança, o Diretor de Comunicações Thomas Puha admite que criar jogos para diferentes plataformas é muito difícil.

A jornada do estúdio para uma estratégia multiplataforma foi influenciada pelos processos de desenvolvimento de Alan Wake e Quantum Break. Segundo Puha, em entrevista ao GR, a Remedy adotou uma nova estratégia entre 2016 e 2017 para entregar conteúdo de forma mais consistente. Puha disse que foi um “ajuste difícil”, mas que sempre seria difícil.

O jogo Alan Wake original, um thriller de ação psicológica, foi lançado exclusivamente para Xbox 360 em 2010. Foi então disponibilizado para PC em 2012, após um longo período de desenvolvimento. A história do jogo gira em torno de um autor que lida com uma força misteriosa que dá vida à sua escrita na pacífica cidade de Bright Falls.

“… [It’s] Foi um ajuste difícil e sempre será difícil, mas também é incrível ter algo vindo da Remedy todos os anos, seja uma remasterização, um novo jogo ou uma expansão. É divertido enviar coisas e levá-las ao seu público, em vez de um jogo a cada cinco anos.”

Thomas Puha

Embora possa parecer fácil fazer lançamentos multiplataforma, é preciso mais do que apenas pressionar um botão de “porta”. Leva um tempo considerável, testes da plataforma, licenças e muito dinheiro. Embora a mudança para outras plataformas possa aumentar sua base de fãs, não há garantia de que isso cobrirá o custo da portabilidade dos desenvolvedores.

Durante a criação de Alan Wake, a equipe da Remedy encontrou desafios enquanto buscava um jogo de sobrevivência em mundo aberto com ciclos dinâmicos de dia e noite. No entanto, o conceito ambicioso revelou-se demasiado difícil de executar. Após uma extensa reorganização, o jogo fez a transição para um foco mais direto e baseado na história, embora elementos do design original de mundo aberto ainda influenciassem o produto final.

Em 2019, a Remedy recuperou os direitos de publicação de Alan Wake e começou a trabalhar em uma remasterização. O objetivo era levar o jogo a um novo público em plataformas modernas, mantendo-se fiel ao original. Alan Wake Remastered foi lançado em 2021 com gráficos melhores e um personagem principal atualizado para se parecer mais com o ator.

O lançamento da remasterização no PlayStation foi um grande momento para a Remedy e os ajudou a aprender como portar seu jogo para plataformas PlayStation. Aparentemente, essa abordagem continuará acontecendo à medida que a empresa produz mais jogos.

Publicar comentário