Apple remove emulador de GBA para iPhone

Pokemon Red Version Charizard

A Apple chamou a atenção recentemente ao remover o popular emulador de Game Boy Advance (GBA) iGBA de sua App Store. Isso aconteceu logo depois que a empresa surpreendeu os usuários com uma atualização de política permitindo emuladores de videogame. Eles também não estão removendo-o para reverter essa política. Na verdade, removê-lo é muito mais complicado do que isso.

O aplicativo iGBA foi removido porque foi considerado uma cópia do emulador GBA4iOS de código aberto (obrigado, Macrumores). A Apple não permite aplicativos que violem direitos autorais, e um porta-voz confirmou que emuladores que exigem downloads separados de ROMs de jogos ainda não são permitidos devido a preocupações com pirataria. Embora exija um jogo separado, a ROM é exatamente o que esses emuladores fazem, então não está claro o que isso significa.

“Cópias piratas de arquivos de jogos são frequentemente chamadas de ‘ROMs’. O upload e download de cópias piratas de jogos da Nintendo é ilegal.”

Declaração da Apple

Se eles pegassem o código aberto e o modificassem significativamente, como usá-lo como base, isso seria uma coisa. Aparentemente, isso foi apenas copiar e colar. Um bom exemplo disso seria o Minecraft, que usa o Infiminer como ponto de partida, mas trabalha nele de forma tão significativa que é um jogo por si só.

O incidente mostra que a nova abordagem da Apple em relação aos emuladores tem algumas áreas pouco claras. Embora a Apple não tenha listado quais consoles antigos são permitidos, a aprovação do iGBA sugere que consoles como o Game Boy Advance possam ser incluídos. No entanto, não está claro o que exatamente a Apple considera consoles antigos. Isso levanta questões sobre se emuladores para consoles como Nintendo DS ou 3DS serão permitidos.

Os especialistas acham que a Apple está permitindo mais emuladores agora por causa da pressão da União Europeia. A UE quer que os iPhones tenham ecossistemas de aplicativos mais abertos, e a Apple pode estar fazendo essa mudança para impedir que os usuários acessem outras lojas de aplicativos. A UE disse recentemente que a Apple terá de permitir outras lojas de aplicativos, então esta pode ser a maneira da Apple de evitar isso.

Publicar comentário