OpConnect, uma startup de infraestrutura de carregamento de VE, recebe $5.3M para expandir geograficamente.

EV charging infrastructure startup OpConnect lands $5.3M to expand geographic reach – GeekWire

## OpConnect arrecada mais de $5 milhões para expandir suas soluções para estações de recarga de veículos elétricos

A OpConnect, com sede em Portland, no estado norte-americano de Oregon, conseguiu levantar quase $5,26 milhões para expandir suas vendas de hardware e software para estações de recarga de veículos elétricos (VEs).

Fundada em 2016 pelo CEO Dexter Turner, a empresa já arrecadou um total de $14 milhões em investimentos. A OpConnect tem focado em atender organizações que possuem frotas de VEs, como cidades, entregas de alimentos e bebidas, distritos escolares e propriedades multifamiliares, como condomínios e prédios de apartamentos.

Os serviços oferecidos pela empresa começam com a consultoria aos clientes sobre que tipo de sistema de recarga atenderá às suas necessidades. Em seguida, eles vendem o hardware, que é fornecido por fabricantes terceirizados, instalam os carregadores e conectam o sistema aos serviços de gestão online da OpConnect. A startup também fornece manutenção dos carregadores.

A tecnologia online da startup integra o hardware das estações com um software que controla o acesso aos carregadores. Por exemplo, é possível definir limites de tempo de recarga em um prédio residencial ou criar uma taxa de utilização dos carregadores. Além disso, a tecnologia gerencia o consumo de energia dos carregadores e gera relatórios sobre o consumo de energia elétrica.

“Todo nosso software é desenvolvido internamente por nossa própria equipe de engenharia, e é nessa plataforma de software que está a força da empresa”, disse Turner.

A OpConnect opera em todo o país e possui instalações em 28 estados, com planos de expansão especialmente na região Centro-Oeste dos Estados Unidos, no Canadá e em Porto Rico.

A empresa também já realizou projetos-piloto que adicionam energia solar e armazenamento em baterias às estações de recarga, a fim de reduzir a demanda de energia. Agora, a companhia planeja expandir esses sistemas em microrredes que podem fornecer energia aos carregadores mesmo em situações de queda da rede elétrica geral ou quando a demanda de energia aumentar.

“Já temos os primeiros dois projetos de microrrede em andamento no Oregon e estamos buscando financiamento para colocá-los em prática no próximo ano”, disse Turner.

Esta é a terceira empresa fundada por Dexter Turner. Sua área de atuação inicial foi a aviação, tendo trabalhado em empresas como Boeing e Honeywell Aerospace. Seu primeiro empreendimento foi voltado para o desenvolvimento de softwares para a aviação em contrato, atendendo gigantes do setor aeroespacial. Em seguida, ele desenvolveu um sistema eletrônico de instrumentos de voo para aviões pequenos, que é basicamente uma tela única que substitui os instrumentos presentes em aeronaves, como os aviões da marca Cessna.

Turner vendeu essa segunda empresa menos de quatro anos após seu lançamento, o que lhe proporcionou recursos para investir em um novo empreendimento. “Eu realmente queria fazer algo relacionado à mitigação das mudanças climáticas”, disse ele. Ele considerou a aviação elétrica, mas isso foi cerca de dez anos atrás, e ele achou que ainda era muito cedo e muito caro para entrar nesse setor.

Foi então que seu interesse por veículos elétricos surgiu, após sua esposa adquirir um Prius. Isso o levou a estudar maneiras de converter carros a combustão em veículos elétricos plug-in. Ele acabou conhecendo pessoas com a mesma visão na Oregon EV Association, o que se tornou a inspiração e o catalisador para a fundação da OpConnect.

Parte do foco de Turner é tornar o acesso a VEs e aos carregadores mais equitativo. Ele estabeleceu a meta de instalar 25% dos carregadores da OpConnect em comunidades de baixa renda. Ele está perseguindo esse objetivo em parte trabalhando com grupos como a Forth Mobility, para levar programas de compartilhamento de carros elétricos para comunidades desatendidas, e participando da coalizão Clean Cities and Communities do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

A rodada de investimentos mais recente da OpConnect foi liderada pelo The 22 Fund, com sede em Los Angeles. Outros participantes incluem Reinventure Capital, Community Development Venture Capital Alliance (CDVCA), Portland Seed Fund e E8.

Outras empresas que desenvolvem tecnologias de carregamento de VE no Noroeste do Pacífico incluem a Electric Era, startup de Seattle que fabrica estações de carregamento com baterias para fornecer uma alternativa à rede elétrica tradicional; a FlexCharging, startup de Redmond, Washington, que desenvolve software para carregamento de VEs durante os horários de menor demanda de energia; e a Hypercharge Networks, empresa sediada em Vancouver, Canadá, que vende hardware e software de carregamento.

Publicar comentário