Você precisa de um programa antivírus no Windows?

Do You Need an Antivirus Program on Windows?

# A Importância de um Antivírus para a Segurança do seu PC

![Image may contain Computer Electronics Pc Computer Hardware and Hardware](https://media.wired.com/photos/66e98f4f1e9629a38d89b0ec/master/w_1600%2Cc_limit/03-virus.jpg)
Courtesy of Norton

Quando se trata da segurança do seu computador, não subestime o valor das atualizações para o seu navegador e para o Windows em si. Um número significativo de pacotes de malware exploram softwares mais antigos, daí a razão pela qual a Microsoft e os desenvolvedores de navegadores constantemente emitem atualizações para fechar brechas e corrigir vulnerabilidades. Se você estiver executando a versão mais recente do Windows e a versão mais recente do seu navegador, isso é mais uma linha de defesa.

Programas antivírus geralmente adicionam vários elementos à mistura, embora isso varie entre os pacotes: você pode ter uma VPN inclusa, por exemplo, bem como controles parentais, um gerenciador de senhas e algum armazenamento em nuvem seguro para seus arquivos. Também há ferramentas de monitoramento que podem detectar invasões e vazamentos de dados que podem incluir suas informações pessoais (de números de cartão de crédito a detalhes de login).

Programas antivírus dedicados costumam ser mais proativos do que a solução própria do Windows, escaneando os dados que chegam à rede e procurando por dispositivos conectados – como dispositivos domésticos inteligentes – que podem não ter proteções completas de privacidade e segurança. À medida que a ferramenta antivírus nativa do Windows evoluiu, essas opções de terceiros também evoluíram para oferecer cada vez mais funcionalidades.

## Você Precisa de um Programa Antivírus?

Não há uma resposta simples de sim ou não quando se trata de saber se você precisa de um programa antivírus no Windows. A escolha é sua e, se você decidir não usar um, estará assumindo riscos. Os produtos oferecidos pelas grandes marcas do mercado, como Bitdefender e Norton, são certamente eficazes e confiáveis quando se trata de manter afastado códigos maliciosos do seu sistema Windows.

Ao mesmo tempo, uma versão atualizada do Windows, além do Windows Security e um navegador atualizado, é uma configuração robusta para a maioria dos usuários e dificulta bastante a entrada de vírus e outros malwares no sistema. Suas atividades online também afetam o seu nível de segurança: se você passa muito tempo assistindo e baixando conteúdo pirata, por exemplo, seu nível de risco aumenta.

Em certo sentido, a situação é semelhante à de dirigir um carro. Se você respeitar os limites de velocidade, manter os olhos na estrada, seguir as placas e permanecer nas áreas da cidade que você conhece bem, provavelmente evitará problemas na maioria das vezes – mas estará ainda mais seguro em um carro blindado com escolta policial.

Vale ressaltar que nenhuma dessas configurações oferece 100% de garantia de segurança o tempo todo. Além disso, é irônico, mas às vezes a instalação de um programa antivírus pode trazer seus próprios riscos de segurança.

O que é absolutamente verdade é que um programa antivírus não é mais um item obrigatório em um sistema Windows moderno. Também não é mais o primeiro aplicativo que você precisa instalar. Esses pacotes antivírus são agora extras opcionais que proporcionam paz de espírito adicional e recursos adicionais que você pode considerar valiosos para sua configuração.

Portanto, seja qual for sua escolha, mantenha seu sistema operacional, navegadores e aplicativos atualizados, evite comportamentos de risco na internet e considerar a instalação de um programa antivírus pode ser uma boa maneira de aumentar a segurança do seu computador.

Publicar comentário