Avaliação da Pneumata – Reivindicações Exageradas.

Pneumata Featured

Gostaria de começar esta análise dando aos leitores algum contexto por trás do desenvolvimento do Pneumata, além de escrever uma espécie de carta de apresentação para o próprio desenvolvedor.

Pneumata é um jogo desenvolvido por um desenvolvedor solo. Um projeto de paixão autodescrito, não dá para subestimar o quão difícil é fazer um jogo como um desenvolvedor solo, muito menos com uma equipe inteira. Quero que o desenvolvedor, caso esteja lendo isso, saiba que quero ver mais jogos dele no futuro. Espero que você leve a crítica construtiva nesta análise como algo simples, e espero que você aprenda e nos mostre o quanto você melhorou em seu próximo título. Como um criativo, sei melhor do que ninguém que muitas vezes você tem que fazer algo medíocre antes de aprender a fazer algo ótimo.

Dito isso, você escolheu comercializar Pneumata como “um dos horrores psicológicos mais assustadores dos últimos anos”, de acordo com a página do Steam em 18/09/2024, e “um dos jogos de terror mais originais, assustadores e atmosféricos de 2024”, de acordo com o e-mail que me enviaram. Embora eu odeie ser o único a estourar sua bolha, Pneumata não chega nem perto de um dos jogos de terror mais atmosféricos que analisei este ano, e certamente não é um dos horrores psicológicos mais assustadores dos últimos anos.

Vapor pneumáticoVapor pneumático
Captura de tela: Try Hard Guides

Eu geralmente gosto de abrir essas análises com uma sinopse da história, mas Pneumata torna isso incrivelmente difícil. O jogo abre abruptamente com alguém, aparentemente, invadindo a casa do nosso protagonista e deixando para ele uma fita de vídeo que mostra… algo. É uma bagunça meio incoerente, mas mostra um farol, o que então leva nosso protagonista a exclamar que alguém que ele aparentemente está procurando deve estar naquele farol, o que o leva a ir procurá-la lá.

Algo com que Pneumata luta especialmente é seu protagonista, que não cala a boca. Qualquer momento em que o jogo tem a chance de criar tensão ou permitir que os jogadores usem alguns visuais reconhecidamente bons para juntar pistas é interrompido pelo protagonista idiota explicando o enredo sem rodeios. Se nosso protagonista não estiver explicando algo, rádios convenientemente posicionados dão uma exposição desleixada que nosso protagonista então explica, caso você tenha sido estúpido demais para entender o que eles estavam insinuando.

Igreja PneumataIgreja Pneumata
Captura de tela: Try Hard Guides

Isso, francamente, é uma droga, especialmente porque Pneumata tem alguns visuais realmente interessantes às vezes. Algumas cenas realmente ótimas podem ser encontradas em pontos do jogo, e se o desenvolvedor apenas deixasse o protagonista calar a boca e permitisse que o jogador absorvesse a cena — algo que eles claramente querem que você faça, já que a jogabilidade é constantemente interrompida por cutscenes malfeitas ou panorâmicas de câmera para a cena que eles querem que você preste atenção — então o jogo poderia realmente construir algo como uma atmosfera.

Essa é realmente a razão pela qual Pneumata não faz jus ao hype que quer dar a si mesmo. Falta-lhe completamente uma atmosfera.

Zumbi pneumáticoZumbi pneumático
Captura de tela: Try Hard Guides

Há uma espécie de impasse quando se trata de jogos de terror indie. Sendo um desenvolvedor indie, você infelizmente não tem acesso aos recursos necessários para criar, digamos, cutscenes atraentes ou ótima dublagem. Enquanto a maioria dos jogos indie pode escapar com diálogos ruins, dublagem amadora e cutscenes, um jogo de terror que inclua esses pode destruir completamente qualquer sensação de tensão que o jogador possa estar sentindo. É por isso que a maioria deles compensa sua falta de dublagem ou cutscenes cinematográficas com ótima atmosfera e construção de mundo.

Pneumata não só tira você constantemente do momento com personagens falando coisas mal interpretadas (odeio ser maldoso com dubladores amadores, mas as falas eram totalmente cômicas, com nosso personagem às vezes assumindo um sotaque de surfista da Califórnia), mas qualquer chance que o jogo tem de construir uma atmosfera visualmente cai por terra quando você percebe que não há substância por trás do design do cenário.

Passei alguns anos trabalhando como ator de susto em casas mal-assombradas locais. Muitas vezes, esses lugares constroem cenários atraentes que, embora sejam legais de se ver, não têm conexão narrativa ou lógica contextual. Isso é bom para uma casa mal-assombrada, mas também parece exatamente como Pneumata foi criado.

O jogo parece que o desenvolvedor ficou muito bom em projetar espaços visualmente interessantes e decidiu colocar um jogo em torno deles. Não há realmente uma correlação entre o porquê de as áreas parecerem do jeito que são, por que você está lutando contra tal e tal monstro específico, ou o que dito monstro está usando um porco na cabeça ou está recitando orações; O jogo apenas diz, “esta é a área assustadora da igreja” e “estes são os monstros porcos” sem nunca lhe dar uma razão satisfatória do porquê.

Pistola pneumáticaPistola pneumática
Captura de tela: Try Hard Guides

Às vezes, esse design de cenário pode dificultar a navegação em um nível sem um caminho óbvio para a frente ou quer que você volte para áreas exploradas anteriormente sem explicar o porquê ou dar a você um caminho conveniente dessa forma. Outras vezes, pode ser completamente ridículo; não temos ônibus de dois andares no sul dos Estados Unidos e geralmente não construímos cabines florestais no estacionamento de hotéis.

Boa parte do jogo parece que o desenvolvedor pensou: “Isso parece assustador, então vou colocar aqui”, sem pensar em por que isso se encaixa na história ou por que deveria estar onde está. Isso luta contra a atmosfera do jogo, piorando ainda mais quando Pneumata depende de jumpscares baratos sem acúmulo e ruídos altos aleatórios para assustar você.

Os inimigos têm alguns designs bem legais. No entanto, como eu disse, eles geralmente parecem deslocados de onde você está, e isso tira você disso. O mesmo acontece com sua animação incrivelmente rígida e abandonada, que grita “jogo de tiro de terror arcade do início dos anos 2000” que você pode encontrar em uma Round Table Pizza.

Além de tudo isso, o jogo, às vezes, simplesmente não funcionava. A única vez que eu poderia dizer que estava realmente assustado foi quando comecei a ouvir sons de inimigos que não estavam realmente lá porque eles não carregavam corretamente. Durante um ponto, um monstro do tipo chefe sem limite de perseguição conseguiu me perseguir completamente para fora dos limites do mapa, o que fez com que o resto dos edifícios do jogo não carregassem.

Pneumata fora dos limitesPneumata fora dos limites
Captura de tela: Try Hard Guides

Houve momentos nesta análise em que senti que estava sendo muito maldoso. Afinal, o jogo foi desenvolvido por um desenvolvedor solo, e eu deveria dar mais crédito a eles, certo?

Então me lembrei de que este jogo afirma ser o jogo mais assustador dos últimos anos e que, na semana passada, analisei Hollowbody, um jogo de terror também feito por um desenvolvedor solo que foi genuinamente o melhor jogo de terror que joguei nos últimos anos.

A palavra final

Para a primeira criação de um desenvolvedor solo, Pneumata é um jogo bem-feito, embora falho, com alguns visuais legais, algo de que qualquer amador deveria se orgulhar. No entanto, pode não ser a magnum opus de horror que ele próprio afirma ser, e os compradores devem considerar suas expectativas de acordo.

6

Try Hard Guides recebeu um código de análise de PC para este jogo. Encontre análises mais detalhadas de títulos populares e futuros em nossa página de Análises de Jogos! Pneumata está disponível em Vapor, Xboxe PlayStation.

Publicar comentário