Arzeda, uma startup de Seattle, arrecada $38M para criar proteínas para alimentos, produtos farmacêuticos e outras indústrias.

Seattle startup Arzeda raises $38M to create proteins for food, pharma, and other industries – GeekWire

# **Arzeda recebe investimento de $38 milhões para desenvolvimento de enzimas**

A Arzeda, uma startup de design de proteínas que gera novas enzimas para aplicações industriais, agrícolas e outras, anunciou uma rodada de investimentos de $38 milhões.

Com sede em Seattle, a empresa cria projetos de enzimas usando software de design de proteínas. Além disso, a Arzeda testa e desenvolve as enzimas em seus laboratórios.

Entre os clientes da empresa estão a Unilever, que utilizou a Arzeda para descobrir novas enzimas para produtos de limpeza e lavanderia. Além disso, a startup tem parcerias com a gigante do petróleo BP e os fabricantes de Gore-Tex. A tecnologia da empresa também é usada para produzir estévia, um substituto do açúcar.

Fundada em 2009, a Arzeda foi a primeira empresa a surgir do laboratório de David Baker, chefe do renomado Instituto de Design de Proteínas da Universidade de Washington, que já ajudou a lançar várias outras startups de biotecnologia em Seattle.

O CEO da Arzeda, Alexandre Zanghellini, co-fundou a empresa em 2009, no mesmo ano em que concluiu seu doutorado no laboratório de Baker. Outros co-fundadores incluem Daniela Grabs Röthlisberger, vice-presidente de projetos estratégicos, e Eric Althoff, que atualmente está na Seattle Children’s Therapeutics.

Os investidores desta rodada incluem Sofinnova Partners, Fall Line Capital, Sucden Ventures, Silver Blue e o braço de investimento da W.L. Gore & Associates, fabricante do Gore-Tex. Investidores anteriores, como Bunge Ventures, Lewis & Clark Agrifood e o braço de investimento da Continental Grain Company, também participaram.

A empresa operou com recursos próprios por nove anos antes de captar investimentos de capital de risco. O financiamento total até o momento é de $86 milhões, incluindo uma rodada da Série B de $33 milhões arrecadada em 2022. A empresa possui atualmente 70 funcionários.

Com esse novo investimento, a Arzeda espera acelerar ainda mais sua pesquisa e desenvolvimento de enzimas, expandindo seu portfólio de produtos e colaborações com novos parceiros. A criação de enzimas personalizadas, sob medida para as necessidades específicas de cada cliente, é uma área de grande potencial de crescimento e é exatamente isso que a Arzeda vem se destacando.

Esse investimento fortalece a posição da empresa como uma das principais players no campo do design de proteínas e geração de enzimas. Com sua tecnologia avançada, a Arzeda está desafiando os limites da biotecnologia e abrindo caminho para inovações ainda mais surpreendentes.

Publicar comentário