markdown
Assim como queremos que nossos treinadores sejam tratados com respeito fora do país, também devemos acolher com consideração os profissionais que escolhem trabalhar aqui. Opiniões divergentes fazem parte do debate, mas falas preconceituosas e desnecessárias não contribuem para o processo de reconstrução e valorização do nosso futebol.
Gustavo Feijó, no Instagram
Clima Tenso no Fórum de Treinadores
O “climão” aconteceu durante o Fórum de Treinadores Brasileiros. Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira utilizaram o evento para desabafar sobre a presença de treinadores estrangeiros na seleção e nos clubes do Brasil.
Opiniões Contrárias Sobre Treinadores Estrangeiros
Eu sempre disse que não gosto de treinador estrangeiro no meu país, falo na frente da nossa casa. Não mudo a minha opinião, mas tenho de ser inteligente o suficiente para dizer que nisso tem um culpado: nós. Nós treinadores somos os culpados da invasão de treinadores que não têm nada a ver com isso. Não falamos de nome ou nacionalidade, mas de erros nossos.
Emerson Leão
Favor à Presença de Treinadores Brasileiros
Eu também sou favorável à presença de treinadores brasileiros nos clubes e na seleção, mas confesso que não tem jeito, tem de ser um estrangeiro. Torci para ser este homem [Ancelotti]. Não tem jeito. É um ganhador de títulos e trabalhou com todos os jogadores brasileiros na Europa […] Tomara que nós cheguemos a ter novamente os treinadores brasileiros brilhando, dirigindo os clubes e, é claro, quando o Ancelotti for embora depois de ser campeão no ano que vem, que volta um brasileiro para a seleção.
Oswaldo de Oliveira
Reação de Ancelotti
Ancelotti, que até recebeu uma homenagem, assistiu às falas direto do palco. O italiano, ciente das críticas que enfrenta por ser estrangeiro, não fez comentários e se manteve em silêncio durante o discurso.