Ícone do site Grupo Efo

Co-criador de Sonic acusa produtor de Dragon Quest de mentir no julgamento.

Sonic Cd Amy Metal Eggman

Yuji Naka, famoso por ajudar a criar Sonic the Hedgehog, recentemente voltou às redes sociais depois de ficar ausente por um tempo. Durante seu retorno, ele acusou Yu Miyake, um conhecido produtor da série Dragon Quest, de fornecer informações falsas ao tribunal durante o julgamento de Naka por uso de informações privilegiadas.

Essas acusações vieram à tona depois que foi anunciado que Miyake deixaria seu papel de produtor da série Dragon Quest. Myake liderará a divisão de jogos móveis da empresa como parte de uma reestruturação maior na Square Enix. Naka já enfrentou problemas legais antes. Em novembro de 2022, ele foi preso por suspeita de abuso de informação privilegiada.

Essas ações envolveu a compra de ações de empresas antes dos anúncios públicos de parcerias com a Square Enix, permitindo-lhe beneficiar do subsequente aumento no valor das ações. Em março de 2023, Naka admitiu culpa pelas acusações de abuso de informação privilegiada. Ele estava enfrentando pena de prisão e multas pesadas, mas recebeu pena suspensa.

“Espero que ele vá embora logo, porque ele é o tipo de pessoa que envia um memorando com mentiras (com provas) ao tribunal.”

Yuji Naka

É uma grande controvérsia para ambas as empresas envolvidas, e definitivamente não ajuda o fato de um grande nome da SEGA estar perseguindo um dos novos chefes da Square Enix. Naka recentemente acusou Miyake de adicionar uma nova camada de controvérsia à situação. Ele alegou que Miyake mentiu em documentos judiciais oficiais, mas os detalhes dessas supostas mentiras permanecem obscuros. Naka expressou esperança de que Miyake deixe a Square Enix ao mesmo tempo em que afirmou acreditar que Takashi Kiryu, o novo presidente da Square Enix, é uma boa pessoa.

A Square Enix iniciou um grande processo de reestruturação em 1º de abril. O presidente Kiryu pretende melhorar o pipeline de desenvolvimento e aumentar as vendas em declínio. O foco será produzir mais jogos AAA internamente e reduzir a dependência de parceiros externos. Kiryu também expressou preocupação com a falta de diversidade no portfólio da Square Enix e planeja priorizar o lançamento de um número menor, porém mais diversificado, de títulos.

Com esta nova polémica, a Square Enix terá dificuldade em livrar-se das discussões muito visíveis que estes dois estão a ter nas redes sociais. Na verdade, não está ajudando ninguém envolvido.

Sair da versão mobile