Ícone do site Grupo Efo

Como reformar sua casa para um bilhão de crianças – PTBR

How to Renovate Your Home for a Billion Children

# A ascensão misteriosa dos vídeos de reforma no TikTok

Antes desse verão, ninguém parecia saber de onde vinham esses vídeos. Contudo, essa tendência se tornou viral e agora temos mais informações sobre sua origem e os motivos por trás de seu sucesso estrondoso no TikTok.

Os vídeos de reforma viralizaram no aplicativo, ganhando milhões de visualizações e conquistando uma legião de seguidores. O conceito básico é simples: pessoas compartilham imagens de ambientes desgastados e depois mostram a incrível transformação deles. O processo é rápido, dinâmico e extremamente satisfatório de se assistir.

Com o passar do tempo, o estilo destes vídeos começou a mudar. Os primeiros vídeos virais de reforma do Designer Bob eram engraçados, mas às vezes podiam ser confundidos com conteúdo genuíno sobre design. Os vídeos mais recentes, porém, são mais absurdos, as reformas mais fantásticas, com narração de uma voz robótica monótona. De acordo com Alex Turvy, especialista em cultura digital, é dessa forma que a cultura de remix do TikTok funciona.

“Vamos ver tendências como essa se tornarem cada vez mais absurdas até chegarem ao limite”, diz Turvy.

Há até mesmo um meme específico sobre “aço galvanizado quadrado”, a ponto de alguns usuários questionarem se todo o meme não é uma campanha de marketing viral para esse material de construção. Acredito que “lore” seja a palavra certa a ser usada aqui. Agora, esses vídeos explodem e fazem sucesso justamente porque há uma história por trás deles. A “lore” sustenta a viralidade desses conteúdos.

Quanto mais eu assistia a esses vídeos, mais eu me sentia desesperado para entender quem os estava fazendo. No caso do Designer Bob, a biografia da conta o relaciona a uma loja de velas e cristais online chamada Whisper Wisp, administrada por uma empresa sediada na China. E a página do Designer Bob no Facebook lista Hong Kong como base na seção “Transparência da Página”. Ainda assim, parece improvável que isso seja uma campanha de marketing secreta para uma loja de velas. Nenhuma das redes sociais da Whisper Wisp é tão popular quanto a conta do Designer Bob. (A Whisper Wisp não respondeu a nenhuma das minhas mensagens).

Detalhes sobre quem está por trás da conta Dy02449xjp são ainda mais escassos. Há uma página no Facebook com o mesmo nome de usuário compartilhando os mesmos vídeos. Além disso, não há mais nada. Nenhuma outra conta conectada, sem lojas ou informações de identificação. Se há algum tipo de golpe ou venda casada por vir, ainda não foi anunciado. Pelo menos por enquanto, parece que Dy02449xjp busca engajamento no TikTok por conta própria.

Muitas dessas contas usam alguma variação do nome “Home Designs” e logotipos semelhantes a uma pequena casa, que se assemelham fortemente ao branding de um programa de arquitetura e design de interiores chamado HomeDesignsAI – uma grande pista, eu pensei, para resolver o mistério. Consegui encontrar Denis Madroane, COO e co-fundador da HomeDesignsAI. No entanto, ele estava tão confuso quanto todos os outros sobre como esses TikToks de reforma se tornaram populares.

A HomeDesignsAI é uma startup sediada na Romênia que foi lançada em 2023. O aplicativo permite que os usuários enviem uma foto de um cômodo ou planta e o transforme usando IA. Madroane diz que começou a ver os TikToks que usavam o HomeDesignsAI no ano passado. Ele afirma que ele e sua equipe acharam os vídeos engraçados, mas não estão vendo muitos benefícios.

Madroane confirmou que a HomeDesignsAI possui uma conta no TikTok, embora não participe muito dos memes. Tem pouco menos de 900 seguidores e seu vídeo mais popular tem cerca de 195.000 visualizações. O que parece bom – até compararmos com as contas não oficiais da HomeDesignsAI no TikTok. A maior delas, @homedesign369, tem 2,4 milhões de seguidores e consistentemente recebe milhões de visualizações por vídeo.

“Nosso perfil oficial tem um desempenho muito abaixo do conteúdo gerado pelos usuários”, admite Madroane.

No entanto, descobriu-se que nenhum dos TikToks mais virais de Little John foram feitos usando o software da HomeDesignsAI. O mistério continua sem solução. E antes desse verão, ninguém no TikTok parecia saber de onde vinham esses vídeos. Isso foi até Candise Lin, tutora de Cantonês e Mandarim baseada nos EUA, notar a tendência viral e revelar a peça que faltava no quebra-cabeça – pelo menos para os americanos confusos – em seu próprio vídeo do TikTok.

Sair da versão mobile