Ícone do site Grupo Efo

Como um garoto gamer de 15 anos se tornou o santo padroeiro da Internet.

How a 15-Year-Old Gamer Became the Patron Saint of the Internet

# O Jovem Santo: Carlo Acutis e seu Legado no Mundo Digital

### Um modelo de juventude santo em tempos modernos

Carlo Acutis, conhecido como o “santo da internet”, vem se destacando no mundo católico como um exemplo de juventude piedosa e conectada ao mundo digital. Nascido em 3 de maio de 1991, em Londres, Carlo teve uma vida curta, porém repleta de virtudes e milagres atribuídos a ele. Seu legado na era digital vem inspirando os fiéis em todo o mundo.

Após ser nomeado “Servo de Deus” em 2013, Acutis foi venerado pelo Papa Francisco em 2018, alcançando uma posição importante no caminho para a santidade. Seu corpo foi exumado e transferido para a cidade de Assis, onde descansa vestido com uma combinação inusitada: calças jeans, tênis e moletom dos anos 90. “É algo incrível poder ver, pela primeira vez na história, um santo vestido assim, como um adolescente dos anos 90. Isso transmite uma mensagem poderosa”, afirmou o padre Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, reitor do santuário. Um monge franciscano baseado no túmulo registrou a chegada de “muitos jovens” para visitá-lo.

### A busca por milagres e o reconhecimento da Igreja

Para que Acutis pudesse ser canonizado, era necessário um milagre genuíno, realizado por ele mesmo. “Deve ser algo que não possa ser explicado cientificamente, o que torna a comprovação difícil. Por exemplo, isso pode exigir que médicos confirmem que não conseguem explicar uma cura”, explica Hutchings, especialista em vida de santos. Em 2013, uma mulher no Brasil afirmou que a oração a Acutis havia ajudado a curar o defeito pancreático de seu filho. Em 2020, o Papa Francisco autenticou o milagre e Acutis foi beatificado, em uma cerimônia que celebrou sua vida virtuosa. “De acordo com o Google Trends, mais pessoas estavam pesquisando informações sobre Carlo Acutis do que sobre o Papa”, destaca Mares, estudioso do catolicismo.

Anos depois, em maio de 2024, um segundo milagre foi reconhecido pela Igreja, envolvendo uma jovem de 21 anos da Costa Rica ferida em um acidente de bicicleta. Em 2022, sua mãe ajoelhou-se junto ao túmulo de Acutis e pediu por sua ajuda. Milagrosamente, sua filha voltou a respirar sem suporte e recuperou-se completamente. O Papa aprovou a canonização de Acutis em julho de 2024, com uma cerimônia oficial marcada para 2025.

### O fenômeno Acutis e sua relevância na Igreja

A capacidade de Acutis de alcançar a canonização tão jovem e desconhecido até então é extremamente rara. “É surpreendente que Carlo Acutis será canonizado tão próximo de sua data de nascimento. Para contextualizar, dos 912 santos canonizados pelo Papa Francisco, a data de nascimento mais recente é de 1926”, afirma Mares. Isso faz dele o primeiro santo da geração millennial e, como alguns católicos têm ressaltado, “influenciador de Deus” e o “padroeiro da internet”.

Enquanto isso, o culto a Carlo Acutis continua a se espalhar pelo mundo. Relíquias, como um pedaço do lençol que cobria seu corpo, um fragmento de uma de suas camisetas e seu próprio coração, têm sido exibidas internacionalmente, recentemente chegando ao Reino Unido para a Peregrinação Católica New Dawn. Online, é possível adquirir estátuas em miniatura de Carlo Acutis, terços, pôsteres e chaveiros comemorativos. Escócia ergueu uma estátua em tamanho real de Acutis na Gruta de Carfin, enquanto em Wiltshire, uma janela de vitral foi instalada para atrair jovens fiéis.

### A relação da Igreja com a tecnologia

A Igreja não escolhe seus santos, as campanhas começam dentro da comunidade católica. No entanto, o carisma e popularidade de Acutis estão em perfeita sintonia com seu papel como um modelo de juventude. Além disso, sua vida destaca a aceitação da Igreja em relação à tecnologia. “O Papa vem proferindo uma palestra anual sobre tecnologia de comunicação há 58 anos”, explica Hutchings. “Faz todo sentido para os católicos procurarem um santo da internet que represente o uso correto e fiel da tecnologia”.

É importante destacar que ainda existe um estigma em relação ao potencial do uso blasfemo da internet. “O Papa tem alertado que a era digital atual tenta constantemente os jovens com ‘autoabsorção, isolamento e prazeres vazios'”, destaca Mares. E alguns católicos devotos ainda estão lutando contra a tentação. “Com a tecnologia evoluindo tão rapidamente, muitos cristãos ainda estão lutando para viver sua fé no mundo dos laptops, celulares e redes sociais”, acrescenta Mares.

No entanto, o Papa também chamou a internet de “dádiva de Deus” em 2014 e reconhece seu potencial para disseminar a palavra de Cristo, desde que seja utilizada corretamente. E no caso de Acutis, a tecnologia foi usada de maneira piedosa. “Acutis utilizou a nova tecnologia exatamente da forma como a Igreja gostaria: para promover o compromisso com o ensino católico, a vida virtuosa e a devoção aos rituais da igreja local”, explica Hutchings. A Igreja espera que o “santo de tênis” e entusiasta dos quadrinhos e da internet ressoe na comunidade que busca um ídolo.

Enquanto o culto a Carlo Acutis continua a se expandir, sua tumba pode ser visitada virtualmente por meio de uma transmissão ao vivo contínua, para aqueles que não têm a oportunidade de pagar seus respeitos pessoalmente.

Esse artigo, publicado originalmente na revista WIRED UK de novembro/dezembro de 2024, reflete a importância da presença de Carlo Acutis na era digital e sua influência como exemplo de fé e devoção para os jovens católicos em todo o mundo.

Sair da versão mobile