Tecnologia

Como ver a conjunção entre Marte, Júpiter e a Lua

## Confira a espetacular conjunção entre Marte, Júpiter e a Lua neste mês de agosto

O mês de agosto nos presenteou com muitos espetáculos no céu noturno: uma superlua, chuvas de meteoros e auroras supercarregadas. Mas, além disso, Marte e Júpiter estão atualmente aparecendo de forma incomum próximos um do outro no céu noturno, em um fenômeno conhecido como conjunção. Eles estiveram mais próximos durante a madrugada de 14 de agosto e agora estão gradualmente se afastando, não estando tão próximos novamente no céu até 2033.

No entanto, enquanto ainda estão próximos, no final do mês – em 27 de agosto – eles serão acompanhados por um terceiro protagonista, a Lua, proporcionando uma rara tripla conjunção dos três corpos próximos um do outro. A Lua estará em sua fase crescente, e de acordo com o aplicativo de rastreamento de constelações Star Walk, estará 40% iluminada. Essa diminuição na luminosidade tornará possível ver o ponto vermelho de Marte e a estrela maior Júpiter ao lado.

### Aproveitando a conjunção sem a necessidade de instrumentos especiais

Não é necessário ter telescópios ou binóculos para desfrutar da conjunção, embora seja essencial estar em um local afastado da poluição luminosa. Fotógrafos com experiência na observação de eventos astronômicos recomendam ir a um local elevado para ver o fenômeno, como uma montanha ou o telhado de uma casa – mas se você o fizer, certifique-se de estar bem protegido do frio.

A NASA indica que o triângulo formado pela Lua, Marte e Júpiter será visível a oeste, uma hora antes do nascer do sol. Se um observador utilizar instrumentos de observação avançados, também será possível ver as estrelas gigantes vermelhas Aldebaran acima do triângulo e Betelgeuse abaixo, no hemisfério norte.

### Observando as diferenças entre planetas e estrelas

Embora possam parecer semelhantes no céu, planetas e estrelas não se comportam da mesma maneira. As estrelas mantêm uma posição fixa que muda apenas de acordo com a estação do ano. Os planetas, por outro lado, se movem ao longo da noite ao longo de uma linha conhecida como eclíptica. Além disso, as estrelas cintilam ou parecem variar de brilho, enquanto os planetas mantêm uma luminosidade constante.

Apenas cinco planetas podem ser vistos a olho nu da Terra: Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio. Cada corpo aparece regularmente no céu, mas como eles se movem em velocidades diferentes e sua distância da Terra varia, eles têm comportamentos únicos à noite. Por exemplo, Mercúrio e Vênus só podem ser vistos ao anoitecer ou ao amanhecer, enquanto Marte ou Júpiter brilham durante toda a noite.

Não perca a oportunidade de presenciar essa incrível conjunção entre Marte, Júpiter e a Lua neste mês de agosto. Aproveite o espetáculo que o céu noturno tem a oferecer e maravilhe-se com a beleza do cosmos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo