Tecnologia

Craig Wright enfrenta investigação por perjúrio sobre alegações de ter criado o Bitcoin.

## Craig Wright Facing Potential Criminal Charges for Deceiving Court

Um juiz na Alta Corte do Reino Unido ordenou que promotores considerassem apresentar acusações criminais contra o cientista da computação, Craig Wright, após determinar que ele mentiu “extensiva e repetidamente” e cometeu falsificação “em grande escala” para provar que ele é Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin.

### Decisão da Justiça

Em uma decisão publicada, o juiz James Mellor impôs diversas injunções a Wright, após encontrar que ele “produziu deliberadamente documentos falsos para apoiar reivindicações falsas [de ser Satoshi] e usar os tribunais como veículo para fraude.”

Por ordem do juiz, Wright não poderá mais afirmar publicamente que é Satoshi e iniciar ou ameaçar ações legais em qualquer jurisdição com base nisso. Ele será obrigado a fixar um aviso na página inicial de seu site pessoal e em suas redes sociais detalhando as descobertas contra ele.

### Encaminhamento ao CPS

O assunto também será encaminhado ao Crown Prosecution Service (CPS), o órgão responsável por processar casos criminais no Reino Unido, “para considerar se uma acusação deve ser iniciada contra o Dr. Wright.” Caberá ao CPS decidir se as evidências disponíveis são suficientes para processar Wright “por sua perjúria em massa e falsificação de documentos” e “se um mandado de prisão deve ser emitido.”

### Processo Civil Anterior

Essa última decisão segue um julgamento de seis semanas realizado no início do ano para resolver uma ação civil movida pela Crypto Open Patent Alliance (COPA), uma organização sem fins lucrativos de empresas de criptomoedas, contra Wright. A organização solicitou ao tribunal que declarasse que Wright não é o criador do Bitcoin, para impedi-lo de prosseguir com várias ações judiciais contra desenvolvedores de Bitcoin e outras partes baseadas na reivindicação.

Em uma exaustiva interrogatório, Wright foi confrontado com documentos contendo centenas de supostas indicações de falsificação. Wright tentou justificar de diversas formas para explicar as anomalias, mas não conseguiu convencer o juiz. Em 14 de março, último dia do julgamento, Mellor emitiu um veredito rápido e raro: “As evidências são avassaladoras,” disse para a sala. “Dr. Wright não é a pessoa que adotou ou operou sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto.”

### Conclusão

Na decisão mais recente, Mellor ressaltou a importância, conforme ele vê, de bloquear quaisquer possíveis tentativas de Wright de reabrir sua reivindicação de ser Satoshi. “A campanha sinistra e mentirosa do Dr. Wright para se estabelecer como Satoshi ao longo de muitos anos e envolvendo mentiras e falsificações em larga escala requer uma resposta extraordinária,” escreveu Mellor.

Dessa forma, Craig Wright enfrenta agora a possibilidade de responder criminalmente por suas ações perante a Justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo