Games

Crítica acesso antecipado de Norland – Guias Esforçados.

Já quis construir sua própria dinastia real? Norland lhe dá uma chance, combinando mecânicas familiares de simulação de colônia com foco na construção de sua própria linhagem real por meio da cooperação ou dominação de reinos vizinhos. Com uma base mecânica sólida configurada ao lado de algumas histórias originais interessantes, Norland já está se mostrando promissora mesmo em seu estado de acesso antecipado.

Norland se inspira muito em RimWorld, como fica óbvio pela apresentação do jogo e pela franqueza dos desenvolvedores.

Peões de NorlandPeões de Norland
Captura de tela: Try Hard Guides

Se você jogou RimWorld, muitos dos mecanismos principais do jogo serão bem fáceis de entender. Seu povo (ou Pawns) tem necessidades básicas, como comida, recreação e descanso, assim como desejos mais avançados baseados em traços de personalidade atribuídos aleatoriamente. Portanto, seu primeiro e principal trabalho é produzir comida suficiente para evitar que seus cidadãos morram de fome e deixar sua população feliz.

Uma maneira pela qual Norland se separa de sua inspiração RimWorld é que você só pode controlar sua família imediata, os nobres que governam sua nação. Isso cria um grau de separação entre seus personagens e as pessoas que eles governam. Seus cidadãos ainda são responsáveis ​​por cortar madeira, fabricar álcool e todos os outros aspectos de sua economia, mas eles nunca podem ser controlados diretamente.

Como você não pode selecionar nenhum dos seus cidadãos e manualmente comandá-los para cortar madeira ou trabalhar em uma estação de trabalho como você pode no RimWorld, o jogo coloca mais uma dependência real em horários de trabalho, na economia e na saúde e bem-estar dos seus cidadãos. Você não pode construir um império nas costas de um peão controlado manualmente. Você trabalha até a morte; você tem que impedir que seus cidadãos se rebelem ou morram de fome para manter sua população crescendo.

Vila NorlandVila Norland
Captura de tela: Try Hard Guides

Não ter que microgerenciar cada trabalhador em sua nação permite que você construa reinos muito maiores com menos aborrecimentos do que em um jogo como RimWorld. O único gerenciamento que precisa ser feito para obter um recurso coletado é designar um de seus nobres para um prédio de produção. Cada nobre pode gerenciar cerca de sete prédios e só precisa emitir uma ordem de serviço para cada um a cada sete dias. Tipo o trabalho ideal, se você me perguntar.

Norland apresenta uma economia bastante robusta, com o jogador gerenciando um sistema de comércio interno e externo. Os jogadores devem pagar seus cidadãos para produzir bens, alguns dos quais eles vendem de volta aos cidadãos a seus próprios preços. Ao mesmo tempo, um comerciante errante visita seu assentamento uma vez a cada três dias, vendendo e comprando bens com base em uma taxa de oferta e demanda, principalmente fora do seu controle.

Um jogo sobre a realeza não seria nada sem intriga política, que Norland tem bastante devido ao seu mapa-múndi. Cada região no mapa pertence a outro Rei, que pode ser seu aliado, inimigo ou vassalo. Reis e Rainhas lutarão constantemente entre si, e você pode intervir em guerras, invadir a si mesmo ou até mesmo formar casamentos políticos com seus familiares. O parto e a linhagem familiar são uma grande parte do jogo, claramente convidando você a passar várias gerações em sua busca para reformar o império perdido.

Luta NorlandLuta Norland
Captura de tela: Try Hard Guides

O jogo também apresenta algumas histórias surpreendentemente interessantes, especialmente com a igreja e a legião dos mortos servindo como forças antagônicas que podem ser usadas a seu favor ou combatidas diretamente quando nenhuma outra opção se apresenta.

Um dos meus aspectos favoritos do jogo tem que ser como ele lida com pesquisa e educação. Certos edifícios são trancados atrás de pesquisa, que você tem que estudar através de livros que você compra da igreja. Curiosamente, quando um personagem morre, esse conhecimento morre com ele. Isso significa que, enquanto seu herdeiro está sendo criado, você é incentivado a fazê-lo estudar todos os livros armazenados em sua biblioteca. Isso dá uma razão realista pela qual você educaria seus filhos e torna isso útil.

Também gosto da maneira como o jogo lida com a criação de personagens. Ao selecionar sua família inicial, você tem a opção de personalizar suas habilidades e, em vez de apenas dar a você um limite de pontos fixo, cada aumento em uma habilidade aumenta a idade inicial do seu personagem. Esta é uma maneira legal de equilibrar ter um personagem altamente habilidoso, tornando seu tempo real gasto no mapa muito mais curto do que os outros.

Mapa de NorlandMapa de Norland
Captura de tela: Try Hard Guides

Não há muitos bugs ou coisas que eu gostaria de ver mudadas. O jogo trava um pouco ao salvar automaticamente, mas não tive nenhum bug que eu possa lembrar, nem tive nenhuma falha na área de trabalho.

Em vez de usar o design de base de forma livre do RimWorld, que permite que você coloque blocos para formar edifícios e bancadas de trabalho em qualquer lugar que você quiser, Norland relega todos os edifícios para edifícios pacíficos e completos. Você apenas os coloca no chão e pronto. Não tenho certeza de como me sinto sobre isso; da mesma forma, certamente parece melhor do que o RimWorld, mesmo que tire um pouco da liberdade do jogador. Eu gostaria, no entanto, de ver a lista de edifícios expandida com mais versões alternativas dos edifícios pacíficos. No momento, eles estão limitados à versão única, e isso meio que me desanima.

No geral, Norland está em um lugar realmente sólido, mesmo em seu lançamento Early Access. Ele tem uma compreensão sólida do que torna jogos como RimWorld, sua principal inspiração, divertidos, e adiciona à fórmula sistemas diplomáticos e de construção de linhagem interessantes. Ele tem uma história legal e única, bons gráficos, um sistema econômico robusto e uma mecânica de combate bem polida, se não incrivelmente profunda. Para qualquer um que esteja procurando um novo simulador de colônia, Norland certamente serve como um concorrente digno no mercado.

Prós:

  • Simulador de colônia sólida / mecânica de simulador
  • Jogabilidade interessante de diplomacia e construção de família, colocando você na pele de uma linhagem real
  • Uma simulação de economia robusta

Contras:

  • Algo de falta de variedade quando se trata de construção de cidades e estruturas disponíveis

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo