Ícone do site Grupo Efo

Crítica do rework em HD de Dead Rising – Frank West renovado

Dead Rising Deluxe Remaster Featured

O maior lançamento surpresa do ano para mim foi provavelmente o Dead Rising Deluxe Remaster, ou DRDR, uma remasterização gráfica completa do Dead Rising original que gerou toneladas de fãs e uma franquia com três sequências. O que foi ainda mais surpreendente foi o quão bom o Dead Rising Deluxe Remaster acabou sendo, com a Capcom fazendo mais uma recriação fiel de um de seus clássicos em uma era em que alguns jogos remasterizados podem ser objetivamente piores do que os originais. Dito isso, embora o Dead Rising Deluxe Remaster seja uma remasterização bastante fiel e divertida do original, ele sofre algumas controvérsias graças às escolhas feitas pelos desenvolvedores, e sinto que eles perderam algumas oportunidades de tornar o jogo ainda melhor.

Para esclarecimento completo, o Dead Rising Deluxe Remaster é uma recriação gráfica do Dead Rising original usando o motor RE, o mesmo motor que a Capcom usou para seus remakes de Resident Evil 2, 3 e 4. Esta é de longe a diferença mais notável entre o Dead Rising original e o Deluxe Remaster. Embora muitos aspectos da jogabilidade permaneçam inalterados (embora haja melhorias que abordaremos mais tarde), os gráficos foram totalmente refeitos.

É um fenômeno interessante ver um personagem de videogame antigo refeito com gráficos modernos. Olhando para o rosto de Frank West e vendo as rugas e leves imperfeições da idade, penso comigo mesmo que ele sempre foi assim. É só quando olho para as capturas de tela antigas do Dead Rising original que percebo que os gráficos da época deram ao personagem um rosto completamente suave, totalmente irreconhecível para minha imagem mental do personagem.

Embora eu não possa dizer exatamente como o jogo foi feito, parece que o “código” do jogo foi simplesmente injetado no motor RE, e cada aspecto gráfico do título foi refeito do zero. Muito mais do que apenas novas texturas jogadas em modelos antigos, tudo no Dead Rising Deluxe Remaster parece novo e comparável a qualquer lançamento moderno. É praticamente como obter Dead Rising 5, só que sem a nova história, nova jogabilidade e… bem, sem ser um jogo novo.

Dead Rising Deluxe Remaster EscritórioDead Rising Deluxe Remaster Escritório
Captura de tela: Try Hard Guides

Junto com as mudanças gráficas, há uma série de novos trajes e roupas para vestir o velho Frank, com até 17 trajes DLC adicionais desbloqueados se você comprar a edição completa. Caso você esteja se perguntando, é por isso que Frank está usando o equipamento Raccoon City PD nas minhas capturas de tela.

O jogo inteiro agora é totalmente dublado, algo que eu quase esqueci que não estava presente no original. Embora o dublador original de Frank não retorne, a dublagem completa é bem legal e faz o jogo parecer muito mais animado.

Embora menos perceptível imediatamente, o jogo também faz algumas grandes melhorias de qualidade de vida em relação à jogabilidade original.

Dead Rising Deluxe Remasterizado GoreDead Rising Deluxe Remasterizado Gore
Captura de tela: Try Hard Guides

Tenho certeza de que qualquer um que tenha jogado o Dead Rising original concordaria que a jogabilidade parece um pouco datada atualmente. O Dead Rising Deluxe Remaster melhora a jogabilidade original sem alterá-la drasticamente. Mudanças muito simples incluem controles mais suaves, a capacidade de se mover enquanto mira, a opção de selecionar qual contador usar quando agarrado por zumbis e IA de sobrevivente mais inteligente.

A maior mudança na jogabilidade, que será um grande alívio ou muito drástica para veteranos da série, é a inclusão do salvamento automático. O jogo agora salva automaticamente toda vez que Frank entra em uma nova área. Já se foram os dias de esquecer de ir ao banheiro por horas a fio (no jogo, é claro) apenas para morrer de um ataque barato e atrasar dois ou três casos.

Uma compensação para essas mudanças é que o Dead Rising Deluxe Remaster não é nem de longe o jogo de alta dificuldade que muitos consideram o jogo original. Se você me perguntar, isso é totalmente bom; eu ainda me vi morrendo com bastante frequência. No entanto, alguns fãs obstinados podem achar a dificuldade mais fácil meio chata e ver isso como se a Capcom não fosse fiel ao original.

Chefe do Dead Rising Deluxe RemasterChefe do Dead Rising Deluxe Remaster
Captura de tela: Try Hard Guides

Falando em não ser fiel ao original, aqui estão algumas mudanças controversas no jogo que vieram com o Dead Rising Deluxe Remaster.

Várias instâncias de conteúdo sexual ou sexualizado foram removidas, junto com material politicamente e culturalmente insensível do original. A inclusão de tais tópicos em jogos é altamente debatida dentro da comunidade, mas aqui está minha opinião geral: você nunca deve censurar arte. Se queremos que os videogames sejam considerados arte (o que eu quero), devemos manter os remasters no mesmo padrão. Para mim, censurar esse conteúdo não parece que a Capcom está reconhecendo e se desculpando por sua inclusão no original, mas, em vez disso, tentando escondê-lo para proteger sua imagem pública.

Além dessas mudanças, o jogo é muito fiel ao original. Eu quase queria que não fosse assim.

Dead Rising Deluxe Remasterizado PalhaçoDead Rising Deluxe Remasterizado Palhaço
Captura de tela: Try Hard Guides

Comecei minha jornada Dead Rising com Dead Rising 2, e devo dizer que jogar um jogo DR sem armas de combo parece meio estranho. Não parece Dead Rising para mim. Embora eu saiba que elas não estavam presentes no original, sinto que a Capcom perdeu por não tornar as armas de combo presentes no Dead Rising Deluxe Remaster. É um pouco de conteúdo novo que eu sinto que teria impulsionado este jogo de sua classificação positiva de 80% para talvez 90%, mas pouco menos de 100%.

A palavra final

O Dead Rising Deluxe Remaster é uma remasterização notavelmente fiel e graficamente impressionante de um clássico original. O fenomenal motor RE dá vida ao jogo, e as melhorias de QoL tornam o jogo muito mais divertido de jogar, embora a censura desnecessária do conteúdo original e a oportunidade perdida de incluir armas combinadas segurem o jogo um pouco para mim.

9

Try Hard Guides recebeu um código de análise de PC para este jogo. Encontre análises mais detalhadas de títulos populares e futuros em nossa página de Análises de Jogos! Dead Rising Deluxe Remaster está disponível em Vapor, PlayStatione Xbox.

Sair da versão mobile