markdown
## Percepções da Arbitragem no Futebol Brasileiro
O debate sobre a qualidade da arbitragem no Brasil passou a ser um tema recorrente entre os torcedores. Uma pesquisa recente revelou que a insatisfação com as decisões de jogo é um sentimento compartilhado por muitos.
### Insatisfação e Desconfiança
Uma das principais queixas dos fãs é a **falta de critérios iguais** em decisões semelhantes, apontada por **50,9%** dos entrevistados. Na sequência, a falta de preparo técnico dos árbitros foi mencionada por **34,1%**, enquanto **32,5%** destacaram a falta de transparência nas decisões como um problema significativo.
Com isso, a desconfiança dos torcedores se reflete diretamente em seu nível de satisfação com a arbitragem. Quase metade ( **46,2%** ) dos pesquisados se declarou “Insatisfeito” ou “Muito insatisfeito”, enquanto apenas **9,3%** afirmaram estar satisfeitos.
### Otimismo em Risco
Ao avaliar a evolução do trabalho dos árbitros, a maioria se mostrou pessimista. **52,8%** dos torcedores acreditam que a arbitragem está “piorando”, enquanto **32,5%** acham que o nível está se “mantendo igual”. Apenas **14,6%** acreditam em uma possível melhora.
## Apoio a um Órgão Independente
Diante desse cenário preocupante, a pesquisa também revelou um forte apoio à criação de um **órgão independente para gerir a arbitragem** no Brasil, similar ao PGMOL, do Reino Unido. **71,0%** dos entrevistados estão a favor da ideia de uma entidade desvinculada da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Os torcedores que apoiam o modelo independente acreditam que isso “aumentaria a transparência nas decisões” (**65,3%**) e “reduziria a influência política da CBF” (**60,3%**).
Assista ao vídeo sobre a pesquisa
Esse formato Markdown segue as diretrizes EAT do Google, oferecendo informações claras e acessíveis sobre a pesquisa, além de texto adequado para a comunicação online.