Estradas danificadas: sensação de tristeza

Broken Roads Featured

Broken Roads é um RPG ambientado no sertão pós-apocalíptico. Aqui, suas escolhas não são tão pretas e brancas, não são tão fáceis quanto o bem ou o mal, e muitas vezes serão a diferença entre a vida ou a morte e o menor dos dois males. A excelente escrita do jogo é pesada, sombria e cheia de personalidade, criando uma aventura que você não esquecerá tão cedo. Está cheio de decisões que você prefere não tomar.

Uma faceta imediatamente interessante de Broken Roads é o próprio apocalipse.

Nuke de estradas quebradasNuke de estradas quebradas
Captura de tela: experimente guias difíceis

É o que eu chamaria de apocalipse chato: guerra nuclear, grande deserto, blá, blá. Falta zumbis ou outros elementos sobrenaturais ou de ficção científica que outras configurações de apocalipse possam ter, e adota uma aparência mais realista que carece do toque emocionante de algo como Mad Max.

No entanto, não é sem charme. Broken Roads torna seu apocalipse interessante seguindo o caminho “adquirido”. Na maioria dos ambientes como o deles, seguimos pessoas vivas antes do apocalipse. Broken Roads adiciona um elemento interessante aos seus personagens e ao mundo, tornando o apocalipse com algumas gerações de profundidade neste ponto. Cada personagem cresceu neste inferno de sertão, e isso se reflete em como eles se comportam e interagem uns com os outros e com o mundo ao seu redor.

Achei a criação do personagem especialmente interessante, especificamente no que diz respeito à sua história de origem. Eu sou um pouco um senhor da vanguarda quando se trata de minha escrita e preferências de personagem, então, é claro, optei pelo passado de Hired Gun, que falava de meu passado crescendo como um assassino treinado para meus pais cruéis, trabalhando como seu mercenário pessoal rentável até que encontrei coragem para fugir de casa. Uma história de fundo absolutamente trágica e incrível.

Fiquei um pouco decepcionado com a falta de criação física de personagens. Quando se trata da aparência do seu personagem, você não pode personalizar nada, apenas precisa escolher entre algumas predefinições. No entanto, esses modelos parecem realmente bons, e quando você entra no resto do jogo e vê a profundidade que os desenvolvedores chegaram em outras áreas, começa a fazer sentido por que eles podem ter “pulado” aqui.

Outra parte surpreendentemente interessante da criação do personagem é o teste de moralidade, que é a primeira introdução ao próprio sistema de moralidade, que você verá muito mais no jogo.

Perguntas sobre estradas quebradasPerguntas sobre estradas quebradas
Captura de tela: experimente guias difíceis

Este teste me viu respondendo a perguntas sobre cenários hipotéticos que você pode enfrentar no sertão apocalíptico e como você pode responder a eles. Cada decisão empurra você um pouco mais na direção do Humanismo, do Niilismo, do Utilitarismo ou do Maquiavelismo. Acabei com uma divisão entre Humanista e Utilitarista, o que fico feliz em dizer que é o mais próximo de ser o que você pode chamar de uma boa pessoa que Broken Roads tem a oferecer.

No entanto, como o jogo rapidamente lembra, não existe escolha certa ou errada em Broken Roads; existem apenas tons de cinza. Isso é muito mais do que apenas um slogan, que jogar rapidamente o forçaria a perceber.

A primeira de muitas escolhas difíceis que você enfrenta envolve uma pequena família: uma mãe, seu filho e o pai que ele matou a tiros. Você tropeça no cadáver do pai, embalado nos braços da mãe, e no filho tremendo e chorando não muito longe com a arma na mão. Não vou estragar como isso acontece, mas fiquei chocado ao descobrir que não discordei de nenhuma das escolhas que você recebeu, algo que sinceramente não me lembro de ter sentido em outros jogos de RPG, mesmo aqueles que afirmam ser moralmente ambíguos.

Estradas quebradas tristes 1Estradas quebradas tristes 1
Captura de tela: experimente guias difíceis

Essa tendência continua conforme você segue seu personagem criado em sua jornada pelo outback. Quem quer que você se torne, seja um assassino psicopata que protege seu partido acima de tudo ou um humanista de coração sangrento que coloca seu próprio povo em perigo para ajudar estranhos, você não pode nem dizer que suas decisões estão completamente erradas ou que você é um herói ou vilão. Você será simplesmente o que o deserto precisa que você seja para sobreviver.

Embora o jogo possa ser sombrio e deprimente, muitas vezes também é cheio de momentos hilariantes e às vezes até emocionantes. Se aprendi alguma coisa com alguns dos meus comediantes favoritos (Randy Feltface e Michael Cusack), é que o chamado “Humor Australiano”, pelo menos como eu vi, é hilário. Este jogo muitas vezes pode reforçar isso com algumas de suas interações de personagens mais alegres.

Ah, e por falar nisso, Tina é minha personagem favorita. Claro, elogiei seu uniforme de condutor.

Estradas quebradas felizesEstradas quebradas felizes
Captura de tela: experimente guias difíceis

Grande parte do jogo é diálogo, com grande parte da jogabilidade sendo sobre como você reage à narrativa ao seu redor. O jogo tem uma história que quer contar e, como eu disse antes, a escrita é excelente, embora às vezes comovente, então superá-la dificilmente é uma tarefa árdua.

Quando o jogo não envolve apenas diálogo e interação com os personagens, é como jogar um RPG de mesa. Os jogadores de D&D entenderão rapidamente a ficha de personagem familiar e baseada em atributos que você pode preencher durante a criação do personagem. O combate também parece um encontro perigoso em um jogo de mesa, com uma ordem de turno lançada no início e ataques baseados em jogadas de dados invisíveis.

É claro que, tecnicamente, isso significa que você tem uma porcentagem de erros em seus ataques, algo que deixei registrado que odeio. Infelizmente, tente não usar muito isso contra Broken Roads. O jogo é claramente inspirado em RPGS clássicos, tanto de caneta e papel quanto de videogame, e não podemos esperar que eles escrevam uma história fantástica e reinventem a roda ao mesmo tempo. Isso tornaria Baldur’s Gate.

A palavra final

Broken Roads é um RPG encantador, fenomenalmente escrito e incrivelmente envolvente sobre a vida no que resta de Down Under, e tem a mesma probabilidade de partir seu coração e colocar um sorriso em seu rosto com sua narrativa e personagens maravilhosos.

9

Try Hard Guides recebeu uma cópia de análise deste jogo para PC. Encontre análises mais detalhadas de títulos populares e futuros na seção Análises de jogos do nosso site! Estradas quebradas está disponível em Vapor.

Publicar comentário