Tecnologia

Há outra chance de ver a aurora boreal esta semana.

Prepare-se para mais um espetáculo da natureza: as luzes do norte, conhecidas como auroras, estão previstas para aparecer em locais incomuns novamente esta semana. De acordo com as previsões da NOAA, Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, estados no norte e meio-oeste do país, Reino Unido e partes do norte da Europa poderão testemunhar esses incríveis fenômenos a partir de terça-feira.

Para os Estados Unidos, a NOAA espera que as auroras tenham um índice Kp de cinco, o que significa que as luzes poderão ser vistas mais ao sul do que o habitual, alcançando observadores em estados do norte, desde Maine até Washington. Já o Reino Unido prevê condições de “forte tempestade geomagnética” na quarta-feira, com possíveis visibilidades na Irlanda do Norte e norte da Inglaterra.

De acordo com o SpaceWeatherLive, uma organização sem fins lucrativos da Bélgica, a tempestade geomagnética que se aproxima do hemisfério norte atingirá um índice Kp de 6 nesta semana, atingindo o pico de intensidade de quarta para quinta-feira. Mesmo que não sejam tão intensas quanto as auroras registradas em maio, espera-se que esses fenômenos se tornem mais frequentes com a proximidade do máximo solar, previsto entre 2024 e 2026.

É importante lembrar que a atividade solar intensa pode causar flutuações na rede elétrica, interrupções nos serviços de rádio e até afetar as operações de espaçonaves. Portanto, fique atento aos avisos das autoridades e não deixe de conferir a previsão do tempo e procurar locais com pouca poluição luminosa para obter a melhor experiência ao observar as auroras.

Esteja preparado para presenciar um espetáculo único da natureza e aproveite a oportunidade de contemplar as maravilhas do universo que nos cercam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo