Hacker do PlayStation revelou vulnerabilidade no PSP para Sony

Os engenheiros do Google encontraram uma maneira de jogar jogos emulados do PlayStation Portable (PSP) no PlayStation Portal da Sony. Depois de relatar a exploração a todos, eles também relataram à Sony. A Sony lançou um patch para impedir que os usuários usem esta vulnerabilidade. Muitos estão furiosos com eles por terem desistido da empresa, mas argumentam que é uma divulgação responsável.

O Portal PlayStation foi originalmente criado como um dispositivo portátil de streaming para jogos do PlayStation 5. Os pesquisadores Andy Nguyen e Calle Svensson descobriram um método para executar o emulador PPSSPP nele. Isto é basicamente um hack, mas foi feito com as melhores intenções. Para quem não sabe o que é PPSSPP, é isso que você usaria no seu celular para jogar jogos de PSP.

Isso possibilitou jogar jogos de PSP diretamente no Portal sem precisar de conexão Wi-Fi ou PS5 para streaming. Nguyen esclareceu que o hack foi puramente baseado em software, eliminando a necessidade de quaisquer modificações de hardware. Eles twittaram que isso poderia ser feito hackeando o dispositivo, mas não explicaram como. Hacking recebe má fama, mas algumas pessoas invadem dispositivos intencionalmente para torná-los mais seguros ou para fins de pesquisa. Foi isso que a equipe fez.

Depois de comprovar a falha, muitos pensaram que Nguyen e sua equipe iriam mostrar como fazer, mas não foi isso que aconteceu. Em vez disso, eles decidiu informar a Sony sobre a vulnerabilidade. Essa mudança responsável resultou em uma atualização de software (versão 2.06) que corrigiu a brecha. Como resultado, o Portal PlayStation não pode mais ser usado para emulação local de PSP em sua forma atual.

Alguns comentaristas ficam irritados se você for ao tweet original e até mesmo aquele onde a correção é indicada. Alguns usuários expressaram decepção, afirmando que o hack na verdade melhorou o Portal PlayStation ao introduzir funcionalidade offline.

Algumas pessoas acham que os engenheiros fizeram a coisa certa ao não divulgar a exploração, dizendo que é importante lidar com os riscos de segurança de forma responsável. Nguyen apoiou a decisão da equipe, dizendo que divulgar a exploração teria feito pouca diferença. Ele acredita que a Sony teria que resolver o problema de qualquer maneira, e relatá-lo com responsabilidade provavelmente tornou o processo mais rápido.

Você pode dizer o que quiser, mas no final das contas é um truque. Como engenheiros do Google, é mais provável que a equipe ajude os desenvolvedores de software do que obtenha influência da Internet para lançar instruções. No entanto, todo o clamor mostra o quanto as pessoas realmente querem poder fazer o que quiserem com o hardware. Isso é um argumento por si só, porque quanto você possui hardware que é continuamente atualizado para você? Não podemos responder a isso, mas imaginamos que muitas pessoas estão furiosas por terem consertado isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *