IA pode curar o câncer? Nova aliança une gigantes de tecnologia e grandes instituições de pesquisa na busca por avanços – GeekWire

Can AI cure cancer? New alliance unites tech giants and big research orgs in quest for breakthroughs – GeekWire

# **Inédita aliança de centro de pesquisas de câncer busca combater a doença usando inteligência artificial**

Um grupo de quatro organizações de pesquisa em câncer, liderado pelo Fred Hutch Cancer Center, em Seattle, está unindo forças para compartilhar dados e poder de computação, na tentativa de utilizar a inteligência artificial no combate ao câncer.

A recém-estabelecida Cancer AI Alliance reúne o Dana Farber Cancer Institute, o Fred Hutch, o Memorial Sloan Kettering Cancer Center e o Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center, além de contar com a participação de empresas como Amazon Web Services, Deloitte, Microsoft e NVIDIA.

O projeto conta com um investimento inicial de US$40 milhões em financiamento, tecnologia e outros recursos provenientes das empresas parceiras. O Fred Hutch será o centro coordenador da iniciativa.

Segundo o Dr. Thomas Lynch Jr., presidente do Fred Hutch, o interessante desse processo foi o sucesso em reunir esses quatro centros de câncer e quatro grandes empresas de tecnologia. Ele afirmou que, apesar da competição existente entre eles, foi possível enterrar o espírito competitivo e incentivar o espírito colaborativo. O Dr. Lynch não poderia estar mais entusiasmado com as possibilidades que essa aliança pode trazer.

Uma das dificuldades enfrentadas pelos institutos de pesquisa médica é a falta de acesso às ferramentas, unidades de processamento gráfico (GPUs) e poder de computação necessários para treinar e executar modelos de inteligência artificial em escala. Segundo Lynch, a aliança possibilitará o acesso às melhores ferramentas em IA e a utilização dos dados ricos existentes em todos os centros de pesquisa.

Uma das metas dessa aliança é colaborar em desafios de pesquisa e compartilhar infraestrutura e padrões da indústria. Ao compartilhar dados e trabalhar em conjunto, a intenção é identificar tendências subjacentes dos dados referentes a formas raras de câncer e populações menores.

Diante disso, surge a pergunta: a IA será capaz de curar o câncer? De acordo com Lynch, a IA será parte da resposta para a cura do câncer. Portanto, essa inédita aliança entre centros de pesquisas de câncer e empresas de tecnologia traz esperança e abre portas para avanços significativos no tratamento dessa doença devastadora.