Tecnologia

Intérpretes de jogos estão em greve por causa de IA.

## **Atuação de atores na indústria de jogos entra em greve**

Na última quinta-feira, o sindicato que representa os atores de dublagem e captura de movimentos anunciou que irá entrar em greve após as negociações com as principais empresas de jogos digitais não chegarem a um acordo em relação às proteções de inteligência artificial. A paralisação dos trabalhos está prevista para começar nesta sexta-feira.

“Não vamos consentir com um contrato que permita às empresas abusarem da inteligência artificial em detrimento de nossos membros”, afirmou Fran Drescher, presidente do Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), em declaração oficial. “Chega. Quando essas empresas decidirem apresentar um acordo com o qual nossos membros possam concordar, estaremos aqui, prontos para negociar.”

Vários membros do SAG-AFTRA estão atualmente na Comic-Con International, em San Diego, para painéis e outras aparições. Eles ainda serão capazes de honrar suas obrigações neste fim de semana, dado à proximidade do anúncio da greve em relação ao evento, que vai até domingo. “Solidariedade”, afirmou Erika Ishii, atriz de voz de “Dragon Age: The Veilguard”.

As tensões em relação à inteligência artificial entre os membros do SAG e as principais empresas de jogos digitais têm sido altas nos últimos meses. As negociações entre as duas partes começaram de forma séria em outubro de 2022. Os membros votaram para autorizar a greve em setembro de 2023. “Dezoito meses de negociações nos mostraram que nossos empregadores não estão interessados em proteções justas e razoáveis de inteligência artificial, mas sim em exploração flagrante”, disse Sarah Elmaleh, presidente das negociações do IMA da SAG.

Na indústria de jogos digitais, os atores regularmente emprestam suas vozes, semelhanças e até movimentos para projetos. A dublagem e a captura de movimentos são partes cruciais do desenvolvimento de jogos, mesmo à medida que a inteligência artificial começa a mudar a forma como os desenvolvedores criam seus jogos.

“Estamos decepcionados que o sindicato tenha optado por se retirar quando estávamos tão perto de um acordo, e estamos preparados para retomar as negociações”, afirmou Audrey Cooling, porta-voz das empresas de jogos envolvidas nas negociações. Esse grupo inclui empresas como Activision, Disney, Electronic Arts, entre outras.

É importante ressaltar que a greve dos atores na indústria de jogos digitais reflete a importância das proteções de inteligência artificial e do respeito aos profissionais envolvidos no processo de criação desses jogos. Estaremos acompanhando de perto o desenrolar dessa situação e os possíveis impactos que ela poderá ter na indústria de jogos digitais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo