Tecnologia

Por que os atletas olímpicos de Paris 2024 estão dormindo em camas de papelão.

# As camas de papelão dos atletas nas Olimpíadas de Paris 2024

No início de agosto, começou a circular a notícia de que as camas dos atletas nas Olimpíadas de Paris 2024 seriam feitas de papelão. As imagens das camas de papelão chamaram a atenção e geraram alguma incredulidade, mas a confirmação veio dos próprios organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris.

## Tecnologia surpreendente

As camas de papelão podem ser transportadas desmontadas em contêineres relativamente pequenos e, uma vez montadas, são surpreendentemente resistentes. De acordo com Motokuni Takaoka, fundador e presidente da Airweave, empresa responsável pelos colchões dos atletas, as camas foram projetadas para suportar até três ou quatro pessoas pulando, levando em conta a euforia dos atletas após a conquista de uma medalha.

## A polêmica das “camas anti-sexo”

A introdução das camas de papelão reavivou a controvérsia que Efo durante as Olimpíadas de Tóquio. Em 2020, o esquiador americano Paul Chelimo expressou preocupação com a aparente fragilidade das camas e especulou que isso poderia ser uma forma de limitar a intimidade entre os atletas. Essa teoria das “camas anti-sexo”, no entanto, foi posteriormente desmentida, com as medidas de distanciamento implementadas pelo comitê Olímpico visando reduzir o risco de infecção por Covid.

## Sustentabilidade em destaque

Além das camas de papelão, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão focados em serem os “Jogos mais Verdes de Sempre”, com iniciativas como a limpeza do Rio Sena. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, mergulhou no rio para provar que a água está limpa o suficiente para sediar eventos de natação. A ação visa abrir três áreas públicas para banho após os Jogos.

Com a inovação das camas de papelão e o compromisso com a sustentabilidade, as Olimpíadas de Paris 2024 prometem ser um marco na história dos Jogos Olímpicos.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo